Mais uma vez Vik Muniz


"Lixo extraordinário" de Vik Muniz mostra projeto do artista no Jardim Gramacho

Foto divulgação / Fonte: www.globo.com

O artista plástico Vik Muniz, já citado anteriormente neste blog, teve a sua experiência no convívio com os catadores de lixo do aterro sanitário de Jardim Gramacho transformada em filme.

"Lixo extraordinário", dirigido pela inglesa Lucy Walker, consiste em um flime documentário realizado no maior aterro sanitário da América Latina em volume de lixo, onde os catadores foram fotografados em seu ambiente para depois essas fotos serem reproduzidas em estúdio, usando materias recolhidos do lixo. A série foi leiloada e o dinheiro, mais de USS 250 mil, doado aos catadores.

"Lixo extraordinário" começa e termina em um mesmo cenário, o Programa do Jô", da Rede Globo. Primeiro aparece a entrevista com Vik Muniz e depois a com Tião Santos, presidente da Associação de Catadores do Aterro Metropolitano de Jardim Grmacho.

Em sua entrevista Tião Santos pede a palavra para fazer uma correção em relação ao trabalhos dos catadores:

"A gente não é catador de lixo, é catador de material reciclável. Lixo é aquilo que não tem reaproveitamento. Material reciclável sim."

Através destas palavras já podemos perceber a transformação que o trabalho de Vik Muniz e os produtores do filme já causaram nos catadores do Jardim Gramacho, o ganho de autoestima.

Confirma o trailler do filme em: http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL1498406-7086,00FILME+SOBRE+TRABALHO+DE+VIK+MUNIZ+COM+LIXO+E+PREMIADO+EM+BERLIM.html

Vale a pena assistir. Aguardo comentário de todos vocês.

5 comentários:

  1. É um trabalho muito bonito mesmo.São pessoas muito sofridas que vivem à margem da sociedade e nem por isso perdem a alegria de viver, nos dão uma bela lição de vida e fazem do lixão o seu pão de cada dia.Muito legal ver que ainda tem alguem que se preocupa com essas pessoas que merecem, pois são gerreiras e matam um leão por dia para continuarem a viver.

    ResponderExcluir
  2. È muito interesante, a história real de pessoas sofridas, e mostra o quanto são fortes lutando para sobreviver na pobreza, Lixo extraordinário mesmo, com o reciclamento poupa a natureza e dá beleza e talento para essas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Um otimo trabalho,podemos ver a realidade dessa gente que sofre pela desigualdade social,em um momento que se falam em tecnologia e globalização.Podemos ver que essa ideologia não passa de utopia

    ResponderExcluir
  5. É muito bom ver que ainda tem pessoas que se preocupam com elas, pois ver isso só mostra o quanto nossa sociedade esta degradada e cada vez mais as diferenças sociais estão crescendo...

    ResponderExcluir