Reciclagem inteligente de garrafas pet

Com um mercado em crescimento acelerado nos últimos anos, as embalagens pet tomaram conta do setor de envasamento. É na forma de garrafas de refrigerante que elas são mais conhecidas, mas o polietileno tereftalato – a resina termoplástica que compõe o pet – pode ser reciclado e empregado em diferentes funções, como, por exemplo, a fabricação de cadeiras, tapetes, linhas, cordas, vassouras, escovas de dente e travesseiros.Sempre que uma nova utilidade é encontrada para o pet, o meio ambiente agradece, afinal o mundo produz em torno de 7 milhões de toneladas ao ano desse plástico cuja expectativa é de 400 anos para se degradar em aterros sanitários.
1
Por isso, não joguem suas garrafas pet no lixo.
Se ainda não é possível fazer a coleta seletiva
em seu bairro, dê as garrafas para um catador.
Ele agradece, o meio ambiente agradece e
elas ainda podem virar camisetas.
Reciclagem inteligente!


O uso das garrafas pet na confecção de camisetas

O tecido tem a mesma qualidade e resistência do algodão e a malha é super confortável;

• A garrafa que ia para o lixo vira matéria prima para fabricação da malha, diminuindo a utilização de biocombustível;

• A reciclagem diminui a poluição, pois cada garrafa PET demora em torno de 450 anos para biodegradar;

• Geração de emprego para comunidades carentes. (Calcula-se que mais de 200 mil famílias vivem da captação de produtos recicláveis);

• A camiseta PET agrega valores para toda a sociedade pois incentiva o consumo sustentável.

Acesse o site: http://www.camisetafeitadepet.com.br/ e confira esta iniciativa.

10 comentários:

  1. Essa iniciativa de confeccionar esses materias a partir da reciclagem das garrafas PET, foi um dos modos mais criativos ja encontrado, pois além de ajudar o meio ambiente ajuda as pessoas que trabalhariam em todo esse processo além de estimualar a população a consumir produtos reciclaveis - que são mais baratos, bonitos, com design inovador-.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Através da reciclagem de garrafas pet nós preservarmos o planeta e também podemos fazer objetos para nosso uso.Se for para queimar ou jogar no lixo,é melhor dar para um catador de rua.Acumulo de lixo é coisa séria!
    Ass:Vanderlei

    ResponderExcluir
  4. Além de evitar que essas garrafas sejam despejadas no meio ambiente, esse projeto garante trabalho e renda as pessoas de baixa renda, que já se animam a iniciar a produção de outros itens, como almofadas, travesseiros e bolsas.
    Garrafas que mal descartadas poderiam entupir bueiros ou poluir os riachos da cidade geram hoje oportunidade de trabalho para pessoas com menos recursos financeiros, e produtos a preços mais acessíveis e de ótima qualidade.
    Iasmim Luise .

    ResponderExcluir
  5. Essa idéia é uma ótima maneira de podermos preservar nosso meio ambiente e também a ajudar pessoas que precisam desse emprego pra viver em vez de jogarmos fora nossas garrafas por que não da a um catador porque eles estarão levando para um lugar de reciclagem e fabricando coisas lindas como:bolsas,almofadas e as camisetas.

    ResponderExcluir
  6. O acúmulo de garrafas pet pode nos prejudicar muito,como por exemplo,provocar enchentes.Então seria melhor doar para um galpão de reciclagem, talvez estará beneficiando outras pessoas.Eu lembro de ter visto uma reportagem de uma casa feita com telhado de garrafa pet.Tem muito trabalho sendo feito com reciclagem que fica maravilhoso que assim,pode nos incentivar muito mais a ajudar muitas pessoas,não só com garrafas,mas com outros produtos recicláveis.

    ResponderExcluir
  7. Adorei essa idéia de poder reciclar as garrafas pet e transformá-las em camisetas, além da natureza agradecer, nós ficamos agradecidos pela nossa inteligente escolha.
    Paula dario

    ResponderExcluir
  8. a reciclagem de garrafas pet é uma otima ideia,pois alem de evitar o acumulo de desses materias no meio ambiente ajuda também a outras pessoas no sustento de suas familas que trabalham com esse tipo de trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Além de estarmos melhorando nosso ambiente de convivio,dando uma ajudinha para a natureza ou seja o meio embiente,também podemos inventar objetos criativos e uteis, aumentando de acordo com a sua criatividade.Contudo teremos Redução do volume de lixo nos aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposição pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos.Redução dos preços para produtos que têm como base materiais reciclados.No caso do PET de 2 litros, a relação entre o peso da garrafa (cerca de 54g) e o conteúdo é uma das mais favoráveis entre os descartáveis. Por esse motivo torna-se rentável sua reciclagem.E assim por diante e fora que ajuda Geração de renda e empregos.

    ResponderExcluir
  10. A reutilização da garrafa pet pode ajudar o mundo de ambos os lados,do homem e do meio ambiente,pode dar emprego aos homens com suas mais variadas formas de reaproveitamento e sendo assim o mundo estará sendo limpo de uma das coisas que o deixa entupido.
    A ideia das camisetas achei fantastica,não sabia que dava para fazer isso com garrafa pet,espero que isso siga em frente.

    ResponderExcluir