Saco é um saco.

A campanha Saco é um saco é uma iniciativa do
Ministério do Meio Ambiente, com apoio da rede de supermercados Wal-Mart, que quer chamar a atenção do cidadão brasileiro para o enorme impacto ambiental de um hábito aparentemente inofensivo: pegar sacos e sacolas plásticas.
Os sacos e sacolas plásticas são produzidos a partir do petróleo ou gás natural, dois tipos de recursos não-renováveis. O impacto das sacolinhas começa aí: como consumimos sacolinhas aos bilhões em todo o mundo, e sendo elas descartáveis, a pressão por esses recursos naturais não para de aumentar. Depois de extraído, o petróleo passa pelo refino, que emite gases de efeito estufa e afluentes.

Saiba mais lendo o restante deste texto em:
http://blog.mma.gov.br/sacolasplasticas/a-campanha/

Vamos fazer a nossa parte.

Um bom começo é utilizar o princípio dos 3 Rs - Reduza, Reuse, Recicle.


Utilizar menos embalagens,

Reaproveitar as sacolas plásticas, optar pelas que não causem tantos danos ambientais e

Reciclá-las.

Saco é um saco. Pra vc, pra cidade,
pro planeta e pro futuro.

9 comentários:

  1. Para adcionar uma proposta, sugiro que ao realizar suas compras num supermercado utilize sacolas reutilizaveis, ou seja, sacolas que vc poderá usar novamente numa outra compra, carrinhos de feira e etc. Isso ajuda e muito na diminuição do consumo de sacolas descartáveis. Sugiro tb que os supermercados acatem a ordem do governo à readaptação da utilização das sacolas de papel.

    ResponderExcluir
  2. Através desse projeto,as pessoas podem se conscientizar sobre a importância do uso de sacolas reutilizaveis.É importante fazer uma campanha para o uso de sacolas de papel,que pode diminuir o uso da sacolas plásticas e até mesmo acabar com o seu uso.

    Ass:Vanderlei

    ResponderExcluir
  3. Os donos dos supermercados e demais comércios têm duas opções: ou produzem sacolas de pano ou compram sacolas de plástico biodegradáveis, que em apenas 18 meses se decompõem na natureza. Enquanto isso não acontece cabe a nós começarmos a ter conhecimento do tamanho do problema que isso tudo está causando e ainda vai causar. Vamos virar esse jogo ! Iasmim Luise

    ResponderExcluir
  4. Essa idéia é de um ótimo aproveitamento,com ela podemos está economizando sacolas evitando estragos na natureza porque muitos esgotos são entupidos por elas.E é de um ótimo aproveitamento dos donos de mercado e de grandes empresas.

    ResponderExcluir
  5. Essa campanha pode até atingir algumas pessoas,só que muitas pessoas acha que isso não vai dá certo .Até porque é muito difícil acabar com as sacolas de todo o mundo.Porque é umn dos produtos mais usados em todo o planeta.Então será difícil alcançar a meta que essa campanha tanto quer.

    ResponderExcluir
  6. É o certo seria que todos usasem sacolas plásticas recicláveis, mas como infelismente isso não é uma realidade, nos esforçaremos em comentar sobre esse blog para conseguirmos atingir um público que se interesse e que possamos mudar a péssima situação em que vivemos
    paula dario

    ResponderExcluir
  7. um pouco dificil acabar com as sacolas plasticas ,pois é um produto muito utilizado por todo o mundo,mas a outras maneiras de evitar esse acumulo no meio ambiente,como:uasr sacolas de pano,sacolas de feiras mais recistentes,e reutilizar as sacolas da compra anterior,mais ainda ha muitas pessoas que desconhecem desse mal que esta tao por perto.

    ResponderExcluir
  8. Compre somente os reciclados! Saco de lixo pode sim ser feito de material reciclável. O que não pode é sacola de supermercado porque entram em contato com o alimento (determinado pela ANVISA). Então em vez de serem gastos milhões de litros de petróleo ou de gás natural para no final serem jogados fora com o lixo e como lixo, você pelo menos vai estar jogando como lixo um material que foi reutilizado e não retirado da natureza. E ainda assim, é preciso a combinação do saco reciclado junto com as lixeiras de coleta (e se possível um programa de coleta seletiva de verdade com caminhão diferente e encaminhamento do material reutilizável para reciclagem) para que assim se reduza o uso da sacola plástica.

    ResponderExcluir
  9. Legal a campanha,temos que insentivar mesmo a reutilização de sacos plásticos,podemos usar também diariamente sacolas de pano.
    O meio ambiente agradece.

    ResponderExcluir